sábado, 5 de maio de 2012

Malcata: lince no rasto de um lobo



O desaparecimento do Lince-ibérico (Lynx pardinus) dos matagais da Reserva Natural da Serra da Malcata (RNSM) provocou uma "depressão" ecoturística e mediática do (ainda muito rico e assinalável) património natural desta Área Protegida. Este fenómeno desfavoreceu largamente os concelhos raianos de Penamacor e Sabugal,  região onde a espécie sempre foi a alma e o símbolo das suas suaves serranias. Infelizmente, por motivos variados, o regresso deste felino pode ainda tardar uns anos largos, mais do que as gentes e a reserva mereciam. 
Consideramos que o regresso e estabilidade de um núcleo lupino na RNSM e respectiva área de influência é actualmente possível e desejável considerando as vertentes ecológicas e turísticas locais. O lobo, não tendo obviamente o mesmo valor emocional que o lince na região, é por si só uma espécie emblemática que sempre esteve presente na reserva e freguesias circundantes. É uma bandeira ambiental e turística que agora pode e deve regressar. Adicionalmente, a presença de um núcleo lupino estável poderá criar condições de habitat favoráveis ao regresso do lince, nomeadamente no que respeita à disponibilidade de coelho-bravo, classe-presa preferencial do super selectivo lince. O lobo, se presente, poderá controlar os efectivos de pequenos carnívoros consumidores de coelho (como a raposa) e "desbastar" as altas densidades de javali, espécie que pela sua ecologia e comportamento pode ter impacto negativo na reprodução desta espécie-presa.
Actualmente existem condições ecológicas suficientes para "acolher" o lobo na RNSM: o corço está presente na região Centro/Norte da Reserva e zonas limítrofes, a presença de veado (apesar de extremamente irregular) já foi detectada na faixa Centro/Sul e o javali abunda em toda a área protegida.
Todos estes factores fazem-nos pensar que o regresso do lobo à Malcata seria positivo para a população lupina a sul do Rio Douro, para o lince, para a reserva e, em última análise, para toda uma região. 
Salvemos o lobo, o lince e a Serra da Malcata.

2 comentários:

  1. Eu diria salvemos o Lobo,o Lince,a Serra da Malcata e as populações locais!!! Sem elas nada feito em termos de conservação...
    Francisco

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde Francisco,

      Obrigada pelo seu comentário, concordamos plenamente.

      Eliminar