segunda-feira, 30 de abril de 2012

A problemática das armadilhas ilegais

Jovem lobo macho recolhido pelo Núcleo de Protecção Ambiental da GNR, concelho de Montalegre. 

Neste caso muito recente (22 de Abril) o desfecho foi positivo e este animal foi recolhido para posterior recuperação. Infelizmente em muito maior número serão os casos em que os caçadores furtivos capturam com sucesso javalis e outras espécies de forma ilegal, infligindo horas de absoluta agonia aos animais. Os laços são armadilhas ilegais não selectivas, maioritariamente direccionadas a javalis, mas que podem capturar lobos, corços e outras espécie de fauna silvestre, constituindo um importante factor de mortalidade de fauna. São arames ou cabos de aço montados estrategicamente em locais de passagem de animais, que ao passarem ficam presos nos mesmos. Na luta para escapar, activam o nó de correr, acabando por aumentar a pressão exercida  pelo arame e impedindo progressivamente a sua libertação.

Na execução do projecto já localizámos 2 armadilhas deste tipo montadas e uma já desactivada. Em zonas como a Beira Raiana, onde se registam altas densidades de javali, é expectável a ocorrência de elevadas quantidades de armadilhas do género que podem constituir uma fortíssima barreira à recuperação de um núcleo lupino já por si muito precário.

Se encontrar um "laço" montado ou desactivado ou um animal silvestre capturado desta forma denuncie e contacte - SOS Ambiente e Território - TEL: 808200520.

Sem comentários:

Enviar um comentário