sábado, 23 de junho de 2012

Os obstáculos à recolonização lupina


                                        http://www.antidoto-portugal.org/portal/PT/53/default.aspx

Dado o Projecto Lobo na Raia estar em pleno desenvolvimento faz todo o sentido revisitar o caso de envenenamento de um lobo-ibérico em Idanha-a-Nova no ano de 2004 e explorar a informação por ele fornecida. 
Este triste acontecimento ocorrido em plena Beira Raiana localizou-se fora da área de distribuição da espécie à época e atingiu muito provavelmente um animal em tentativa de dispersão e estabelecimento de um novo território (infelizmente sem sucesso). A mortalidade de origem antropogénica (atropelamento, furtivismo, envenenamento) pode de facto impedir a ocorrência de processos eto-ecológicos que constituem a base de recuperação da espécie e deve ser minimizada com urgência. A precariedade da população lupina a sul do rio Douro exige que a conectividade entre os diferentes núcleos lupinos seja aumentada a curto-prazo, sendo para tal imprescindível a diminuição da mortalidade de animais dispersantes. 
O facto de este indivíduo ter sido encontrado a uma distância já assinalável das alcateias confirmadas mais próximas leva-nos também a questionar a adequabilidade de habitat nas zonas marginais de distribuição e as causas da sua não fixação nesses locais. Responder a estas questões é um dos objectivos do projecto que desenvolvemos. O seu objectivo principal é contribuir para a recuperação do lobo na região e este último só será atingível se for apoiado por uma forte componente de divulgação e sensibilização.

Não utilize o veneno. O uso de produtos tóxicos é uma ameaça à biodiversidade e pode causar graves desequilíbrios ecológicos. Se conhece casos de envenenamento ou utilização ilegal de venenos denuncie.  http://www.antidoto-portugal.org 

Sem comentários:

Enviar um comentário