domingo, 5 de fevereiro de 2012

O mito das largadas de lobos

                                          Não é igual aos de antigamente? (Raia, 2011)
                                       

Afirmações como "vocês é que os andam por aí a largar"ou "os do Ambiente andam a soltar lobos" ou ainda "estes lobos de agora não são dos verdadeiros, não são como os de antigamente" fazem parte da nossa rotina diária. Esta grave e disseminada desinformação, não ajuda nem os profissionais de Conservação da Natureza nem, em última análise, a recuperação do lobo. Aproveitamos então a oportunidade de divulgação deste blogue para informar que:

1 - Nem o Estado nem associações de conservação da Natureza realizam ou realizaram no passado acções de reintrodução de lobos (exemplares de lobo ibérico). Não se realizam nem NUNCA se realizaram largadas de lobos.

2 - Os lobos da actualidade são IDÊNTICOS aos lobos de antigamente. É normal que o lobo volte a habitar zonas onde deixou de existir nas últimas décadas, por agora se verificarem condições favoráveis à sua presença (maior disponibilidade de alimento e refúgio e menor mortalidade causada pelo Homem). Esta recolonização é natural e não é feita através da colocação de lobos nascidos ou criados em cativeiro. Os lobos selvagens, "corredores de fundo", podem percorrer grandes distâncias e ocupar novos territórios bastante distantes do seu local de nascimento. 

Esperamos ter contribuído para o esclarecimento desta situação. Oxalá este texto corra tão rapidamente pelas bocas do povo como a desinformação que diariamente nos bate à porta.

1 comentário:

  1. Enhorabuena por el excelentre trabajo que realizais a favor de la investigación, divulgación y conservación de esta magnífica especie, tristemente en peligro.

    Seguid así!!
    Muchas gracias!!

    ResponderEliminar