terça-feira, 27 de março de 2012

Proposta Espanhola de caça a Sul do Douro chumbada


Numa tentativa de legalizar a caça ao lobo a Sul do Douro sem dados científicos que corroborem a sua posição, Arias Cañete (Ministro do Meio Ambiente de Espanha) viu a sua proposta de retirar a protecção ao Lobo a Sul do Douro ser chumbada pelo Comissário Europeu para o Ambiente, Janez Potocnik. Congratulamo-nos com a tomada de posição do Comissário e julgamos que esta irá contribuir para a conservação do lobo a Sul do Douro.

sábado, 24 de março de 2012

Boas notícias



Um lobo! Apesar da sua reduzida qualidade, esta imagem captada na região Oeste do Concelho de Almeida reforça a esperança na recuperação desta espécie tão emblemática da Beira Raiana.

Os "Bosques" de Giesta



As densas formações arbustivas de giesta constituem zonas de refúgio preferencial para diversas espécies esquivas, como o javali, a raposa e o lobo. Neste caso, um conhecido e pouco esquivo exemplar de C. familiaris  parece pequeno perante um assinalável e imponente giestal raiano.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Mortalidade de Fauna nas estradas


Esta foto mostra um dos inúmeros casos de atropelamento de fauna que diariamente ocorrem nas estradas portuguesas.
Neste caso uma raposa (Vulpes vulpes) sofreu um embate na nacional que liga Vilar Formoso ao Sabugal, uma estrada em que se podem atingir velocidades demasiado elevadas tendo em conta a inexistência de redes e barreiras de fauna. Em pontos negros de mortalidade poderia ser útil a aplicação de medidas de diminuição de velocidade como semáforos e lombas.

terça-feira, 13 de março de 2012

O Lobo e as Aves Necrófagas


Devido à actual escassez de presas selvagens e à ocupação generalizada da paisagem raiana por animais domésticos, o lobo é obrigado a alimentar-se do gado existente, tantas vezes disponível.
Nestas ocasiões, diversas espécies de hábitos necrófagos beneficiam das carcaças deixadas no local dos ataques, aproveitando a sua biomassa e actuando como verdadeiros "agentes de limpeza" do meio. Os grifos (Gyps fulvus) patrulham o território em busca de oportunidades de alimentação, como a que vemos nesta foto recolhida hoje durante o acompanhamento a uma vistoria de um eventual ataque de lobo a ovinos.

História e Ruralidade às Portas de Almeida



quinta-feira, 1 de março de 2012

Projecto Lobo na Raia no curso "Pecuária Extensiva e Fauna Silvestre"




Durante o fim-de-semana estaremos na Universidade de Léon para realizar este curso organizado pela AVAFES que tanto se enquadra na actividade que desenvolvemos por terras raianas. Esperamos trocar contactos, partilhar experiências e recolher informação útil para o projecto.