quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O fim da época das batidas e montarias



Com a chegada do final do mês de Fevereiro termina a época das batidas à raposa e montarias ao javali. O cessar destes actos venatórios extremamente invasivos e com elevada perturbação associada, pode significar para o lobo uma retoma de tranquilidade em zonas de refúgio por ele regularmente utilizadas. 
Este factor torna-se ainda mais relevante quando nos encontramos em pleno período de acasalamento da espécie (Fevereiro-Março).Os cães das matilhas perdidos ou fora de controle que permanecem no terreno  podem também constituir uma ameaça à conservação do lobo por competirem directamente com este e poderem causar prejuízos na pecuária que erradamente lhe são atribuídos.

domingo, 26 de fevereiro de 2012

A seca e a conservação do lobo




A falta de água nos campos e os consequentes custos associados à necessidade de alimentar artificialmente os animais em produção extensiva poderão também ser prejudiciais à conservação do lobo. Já se detecta em alguns proprietários uma diminuição de disponibilidade para lidar pacientemente com reais ou eventuais prejuízos na pecuária atribuíveis ao lobo. Este efeito cumulativo poderá afectar em última análise esta espécie que, como é sabido, depende em larga escala da tolerância Humana para subsistir. 
Esperemos que a chuva volte e depressa. Para os agricultores e para o lobo.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Projecto Lobo na Raia na Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural de Almeida




Gostaríamos de agradecer à CM de Almeida a oportunidade de participação neste evento e felicitar a excelente organização. Continuaremos a trabalhar para a recuperação do lobo no Concelho e para a sua coexistência com o sector pecuário local. Obrigado a todos os participantes e em particular aos interessados no stand do projecto.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O Lobo e a Caça

                       
Estamos nos preparativos para a Feira de Caça e Pesca e Desenvolvimento Rural http://www.cm-almeida.pt/municipio/agendadomunicipio/Documents/cartaz_pesca_2012.pdf a realizar este fim-de-semana em Vilar Formoso. Esperamos poder divulgar o projecto e os seus objectivos junto da comunidade de caçadores e restante público.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

O mito das largadas de lobos

                                          Não é igual aos de antigamente? (Raia, 2011)
                                       

Afirmações como "vocês é que os andam por aí a largar"ou "os do Ambiente andam a soltar lobos" ou ainda "estes lobos de agora não são dos verdadeiros, não são como os de antigamente" fazem parte da nossa rotina diária. Esta grave e disseminada desinformação, não ajuda nem os profissionais de Conservação da Natureza nem, em última análise, a recuperação do lobo. Aproveitamos então a oportunidade de divulgação deste blogue para informar que:

1 - Nem o Estado nem associações de conservação da Natureza realizam ou realizaram no passado acções de reintrodução de lobos (exemplares de lobo ibérico). Não se realizam nem NUNCA se realizaram largadas de lobos.

2 - Os lobos da actualidade são IDÊNTICOS aos lobos de antigamente. É normal que o lobo volte a habitar zonas onde deixou de existir nas últimas décadas, por agora se verificarem condições favoráveis à sua presença (maior disponibilidade de alimento e refúgio e menor mortalidade causada pelo Homem). Esta recolonização é natural e não é feita através da colocação de lobos nascidos ou criados em cativeiro. Os lobos selvagens, "corredores de fundo", podem percorrer grandes distâncias e ocupar novos territórios bastante distantes do seu local de nascimento. 

Esperamos ter contribuído para o esclarecimento desta situação. Oxalá este texto corra tão rapidamente pelas bocas do povo como a desinformação que diariamente nos bate à porta.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Para que servem lobos, ursos e outros que tais??


Durante o nosso trabalho e até no nosso círculo pessoal somos frequentemente questionados acerca da utilidade de animais selvagens que aparentemente pouco ou nada nos podem beneficiar. Por este motivo lembrámo-nos de divulgar este filme espanhol que, de uma forma altamente cómica e pedagógica, responde à pergunta: ¿Para qué sirve un oso?.  Tendo as Asturias como pano de fundo e o Urso-pardo como exemplo, são explicados diversos motivos pelos quais importa conservar os grandes carnívoros ameaçados, incluindo o lobo e o lince. Em posteriores posts iremos analisar e discutir em detalhe os benefícios da presença deste canídeo nos ecossistemas ibéricos.